Páginas

19 novembro 2011

Mais um dia para aprendizado

Ontem foi dia de Quimio, foi a primeira que ele recebeu no ITACI, iriamos ficar lá por umas 12 horas, essa quimio leva 6 horas para correr. Lá é um hospital de Câncer Infantil, portanto você vê coisas que realmente te deixa abalada emocionalmente, estamos lá toda semana mas sempre só para exames e coleta de Lícuor, todas as Quimio que ele tomou calharam de ser quando estava internado, e a internação dele nunca é no Itaci é sempre no Icr.
O Itaci é um hospital de muita referência, faz parte do Hospital das Clinicas ... mas quem reage bem ao primeiro momento vendo crianças sofrendo tanto? umas menos outras mais, muito mais ... saber dessa realidade é uma coisa, vivenciar é outra muito diferente. Já me acostumei com essa realidade, hoje isso tudo já é normal para mim mas tinha medo dessa "normalidade" não suportar as quase 12 horas, então pedi muito a Deus que me trouxesse Paz e Força para suportar bem qualquer que fosse a situação, fosse com meu pequeno ou com aqueles Anjos com suas mães.

Acordamos as 4 da manhã, chegamos lá antes das 6hr ... aquele dia estava sendo diferente dos outros que fomos para lá, ontem estava muita tranquila, muito em Paz (Pedido atendido!).
Espera, muita espera ... coleta de sangue feita, antes de sairmos de casa perguntei para o pequeno onde ele queria que tirasse o sangue, ele me disse o lugar e ainda soltou uma "Eu não vou chorar tá mamãe" ... ele tentou mas chorar é inevitável, mamãe entende meu filho!

Passamos com a médica, minha chará, Dra. Fernanda, os exames estavam muito bons, então encaminhados a sala de Quimio ... mais espera ... para receber esta quimio ele precisa receber um tipo de soro antes e depois verificar o PH da urina, proteção para os rins, então mais espera ... A Quimio iniciou-se as 10:30hr.

Na poltrona ao lado estava o Vitor, uma criança de 11 anos com o mesmo caso do Matheus, ele também iria receber a mesma Quimio do Matheus, era a primeira vez que ele tomava esta Quimio, ele estava em tratamento a 2 meses, mas como o Protocolo muda de caso para caso, era a primeira vez dele desta Quimio, do pequeno foi a segunda ... a mãe dele estava bem apreensiva,  ele um menino muito forte, super doce e tranquilo, muito inteligente e participativo ... eles foram nossos companheiros durante as 6 horas de Qt. Nessas 6 horas eu vi e ouvi de tudo que é caso, tristes, finais felizes e o mais marcante, a força daquelas crianças e de suas mães, parece que Deus já as envia preparadas para o que terão que enfrentar um dia na vida, elas enfrentam coisas que muitos adultos não suportam nem ver, acostumadas aquela vida? Sim, provavelmente, mas sem sofrimento, elas sorriam, brincavam ... só quem assiste consegue entender minhas palavras.
Vi uma mãe que acabara de perder sua filha, ela tinha um choro contido, a dor parecia ser imensa em seus olhos, ela olhava para os funcionários daquele hospital "pedindo" um abraço consolador, e os ganhava, das médicas às faxineiras ... pelo que notei estavam internadas lá a muito tempo ... que dor daquela mãe, alívio pelo fim do sofrimento de sua filha? Não, ela queria vencer aquela Guerra, mas Deus sabe de todas as coisas, ela cumpriu sua missão e aquela mãe seria amparada e o tempo trará a ela apenas as boas lembranças e amenizará aquela dor, Que assim seja!

O Matheus recebeu a Quimio muito bem, cochilou um pouco, nada de querer comer, ele está dando trabalho para comer, mas está se alimentado, mas lá nada ele queria, deveria estar um pouco enjoado, normalíssimo! O amiguinho dele, o Vitor teve um pouco mais de reação, mas nada demais, apenas sonolência, um pouco de dor de cabeça e vômito no final da Quimio, tudo isso dentro da normalidade da medicação. O Matheus cochilou, depois despertou e pedia para eu ler 160.000 vezes o Gibi que ganhou ... minhas horas alí foram lendo o Gibi e pintando o desenho do palhaço rs ...
Tudo tranquilo, ele era a criança mais animada naquela sala, que deveria variar entre umas 9 crianças.
Final da Quimio, ele parecia um pouco enjoado, mas sempre sorrindo, papai chegou, 'simbora' pra casa! Um transito terrível, claro, Marginal e Dutra às 18:30 hr ...
Chegamos em casa e o macarrão que ele pediu pra vovó fazer estava pronto, mas nada de querer comer, só dormir, mas logo ouviu a música da dupla de palhaços preferidas dele e já saltou do sofá e pediu macarrão, ufa ele comeu!

Eu estava na cozinha arrumando algumas coisas, chega ele para mim e fala:
"Mamãe vc pode tirar essa roupa do Patati pra mim ir no banheiro vomitar?"
Oh coisa linda!, ele pediu assim, com todo doce do mundo, com a cara mais linda do mundo ... foi até o banheiro, vomitou, pediu "Mamãe limpa minha boca ... agora dá descarga" ... e foi brincar.

Essa foi sua primeira reação, mas tranquila, acordou bem, às 6 da manhã pedindo bolacha e para ligar o "Contador" (computador) para assistir Patati Patata.

3 comentários:

aline lemos disse...

Não tem como não se emocionar com com esses depoimentos,por mais que tente imaginar a dor dessas mães,só passando pra entender.
Só tenho uma coisa a dizer pra essa mãe que acaba de perder sua filha....Os ventos que as vezes tiram algo que amamos, são os mesmos que trazem algo que aprendemos a amar.. Por isso não devemos lamentar pelo que nos foi tirado,ainda mais quando damos o melhor de nós,pois toda dicisão em nossa vida é divina.. e sim,
aprender a amar o que nos foi dado. Pois tudo aquilo que é realmente nosso, nunca se vai para sempre.Que Deus conforte o coração dessas mães,e dê forças para as que estão na luta.

Pri Rocha disse...

Fernanda , fiquei sabendo do caso do seu filho atraves da Aline do Lele, até mesmo pq ela sabe um pouco do que eu passei, pois aos 15 anos descobrir que tinha um cancer maligno na Tireoide ( Carcinoma Papelifero), realmente é algo que não se espera , achamos que isso só pode ocorrer com os outros não é mesmo!!!!
E ate ontem ao assirtir o Gianechini, me identifiquei muito , pois eu dizia para os médicos de que eles erraram no meu diagnostico, pois eu não sentia nada.
Enfim realmente eu tive o problema , pois era fato, então levantei a cabeça e disse para mim mesmo:
"Eu tenho 2 opções : Eu me entrego a doença ou eu luto pela minha cura " e é claro que optei pela minha cura , pois enquanto temos vida , podemos acreditar que temos a cura.
Então querida por mais que seja dura a situação afinal qual a mãe que não daria a vida pelo seu filho, com certeza vc daria de tudo para estar no lugar dele para que ele não sofresse mesmo tão pequeno né.
Mas por outro lado pense que nada nesta vida é por acaso.Uma folha não cai de uma arvore se Deus não quiser.
Então minha flor , lute , lute , mesmo que vc pense não ter mais forças, pois Deus sabe o que faz .
E quero que saiba que pode contar para qq coisa que precisar , pois nessas horas com certeza vão aparecer pessoas que vc nem imagina que estarão na luta junto com vc.
Colocarei vcs em minhas orações inclisive no grupo do encontro de jovens na qual eu participo .
E espero poder conhecer vcs e o pimpolho que logo logo está zeradinho.
Bj grande no coração e fiquem com DEUS.

Amanda França disse...

Fe, quando fui ai ver vcs tudo estava no começo, e quando fiquei sabendo do diagnóstico, fiquei muito abalada, principalmente por estar acontecendo com uma criança e logo com os meus amigos!!! A gente acha que essas coisas estão nos jornais, com outras pessoas... Em fim, gostaria de fazer algo para ajudar, mas me sinto de mãos atadas... Graças a DEUS vcs estão confiantes... Estou escrevendo apenas para saberem que estou por aqui... para dar uma força!!! Amo todos vcs!!! e Vou rezar para que o melhor aconteça! Fiquem com Deus e grande beijo. Amanda.