Páginas

19 janeiro 2012

Sangue

Em um tratamento como este de Quimioterapia o médico segue sempre orientado por um hemograma (e demais exames de sangue), mas como principal o Hemograma, sendo 3 os principais 'itens' a se basear, seja necessário uma Transfusão de Sangue ou o cancelamento de uma sessão de Quimioterapia, tendo essas taxas muito baixas. 
Quimioterapia mata todas as células ruins, mas infelizmente mata também as células boas, as células abaixo são de crucial importância, em todas as consultas antes é feita a coleta de sangue de todos os pacientes, somente após o resultado deste que passamos pela consulta médica, nota-se então o quanto é importante saber a "quantidade" de cada célula destas abaixo para que o paciente possa dar continuidade em seu tratamento naquele ou vários dias seguintes.

Definição de Sangue 
O sangue é uma substância líquida que circula pelas artérias e veias do organismo. Em uma pessoa normal sadia, cerca de 45% do volume de  seu sangue são células:
 * Glóbulos Vermelhos (Hemácias / HEMOGLOBINA) 
 * Glóbulos Brancos (LEUCÓCITOS) 
 * PLAQUETAS



Hemoglobina 
A hemoglobina é um pigmento que dá a cor vermelha aos glóbulos vermelhos (Hemácias). Sua função é o transporte de oxigênio a todas as células do nosso organismo, é essencial para a saúde de todos os órgãos do corpo que transporta oxigênio, o sistema nervoso central, o coração e a massa muscular são os órgãos mais afetados, pois são os que mais necessitam oxigênio para suas funções.
Quando a Hb (Hemoglobina) está abaixo de 8,0 é necessário a Transfusão de Sangue.
Os valores de referência são: 11,7 g/dL e 14,4 g/dL.
A falta de hemoglobina, como regra acompanhada de diminuição do número de eritrócitos, suas células carreadoras, causa descoramento do sangue, com palidez do paciente.

Leucócitos
As células do sistema imune são denominadas leucócitos (leukos=branco), pois são células/glóbulos brancos do sangue. O número de leucócitos por milímetro de sangue normal é de 5.500 a 15.500.
Denomina-se Leucopenia quando desce abaixo de 2.000/mm³ de sangue.
Leucócitos são os "Soldadinhos de Defesa", são estas células que "barram" Bactérias, Vírus e Fungos.

Plaquetas
As plaquetas são componentes do sangue responsáveis pela coagulação, ou seja, têm como principal função coibir os sangramentos. O paciente em que o funcionamento das plaquetas é precário corre risco de hemorragia, que pode levar à morte se não for feita uma Transfusão plaquetária. 
Elas agem da seguinte forma: assim que um vaso sangüíneo se rompe, as plaquetas acumulam-se na região e formam um tampão, que diminui a perda de sangue.
Uma pessoa normal tem entre 150.000 e 450.000 plaquetas por mm³ de sangue. Sua diminuição ou disfunção pode levar a sangramentos, assim como seu aumento pode aumentar o risco de trombose.

Nenhum comentário: