Páginas

31 março 2012

Herpes Zóster

No último dia 23 apareceram pequenas bolhas no ombro do pequeno, aparentemente uma alergia, na segunda-feira (dia 26) havia consulta no Itaci, a equipe agendou uma consulta com a Dermatologia para o dia seguinte, havia uma suspeita de ser um tipo de Herpes. Quarta-feira pela manhã lá fomos nós, eu, o pequeno e o marido para o Prédio dos Ambulatórios do HC, tudo bem rápido e diagnosticado: Herpes Zóster.

O Herpes-zóster (ou Zolster, Zoster) ou zona, também popularmente chamado de cobrão ou cobreiro, é uma virose provocada por uma variante do herpesvírus que também causa a varicela (ou catapora), de incidência rara e que provoca afecções na pele, de maior ou menor gravidade, em geral atingindo pessoas com baixa defesa imunológica.

O pequeno já teve catapora, então segundo os médicos por ele já ter esse vírus e a imunidade ter ficado muito baixa o vírus atacou, só que em forma de Herpes. A equipe de Dermato que diagnosticou (foram 4 avaliações), já nos informou, 10 dias de medicação EV (na veia), ou seja: INTERNAÇÃO ... Ai Ai! Ficamos aguardando a liberação para internação no Itaci, chegando lá a Dra. Carla já entrou com a medicação (Aciclovir 200mg), ficamos na sala de observação pois no momento não havia vaga para internação, por fim eu e o pequeno ficamos no aguardo desta vaga das 10:30h até as 19:00h ... A internação foi no Itaci mesmo, nunca havíamos internado lá, foi tranquilo, apesar de ficarmos em isolamento, proteção para as outras crianças, herpes é muito contagioso ... avental, luva, máscara, tudo isso para quem entrasse no quarto, inclusive eu ... o pequeno sem poder sair do quarto, e ele queria porque queria ir para a brinquedoteca, ai ai, como seria segurar ele por longos 10 dias ... ?!
Como no Itaci a internação é pelo SUS, no dia seguinte pela manhã já fomos transferidos para o Icr, pois lá é pelo convênio, a enfermeira nos colocou em isolamento BEM de frente para a brinquedoteca, AI AI AI ... segurar uma criança a um passo de uma sala como essas sem poder ir até lá, o que seria ?! Ele ficou muitoo nervoso, seguuura o tourinho (rs).
Por fim, aquela aparente alergia já havia secado, já estava tudo em crostas e aquela internação que seriam de 10 longos dias diminuíram para 3 dias, porque os exames não deram nada além, então SIMBORAAA! :D Ufa!!! Alta com a mesma medicação, só que via oral. 
Ouvimos casos lá que grande parte que tem esse tipo de herpes é terríííível, bolhas por todo corpo, e muita, muita dor ... Agora pensa, meu pequeno guerreiro é ou não é um abençoado? Nada de dor, e em 2 dias tudo já havia secado ... Deus alivia tudo nessa criança. 

Segunda-feira é dia do Lícuor e quimio Intratecal. 

Nenhum comentário: